11 alimentos que podem fazer bem ao seu fígado

O fígado é responsável por realizar diversas tarefas muito importantes, como o armazenamento de nutrientes, a produção de proteínas, a síntese de gorduras e a liberação da bile. Também é ele que metaboliza substâncias como medicamentos, as toxinas provenientes do intestino, o álcool e os subprodutos naturais do metabolismo. 

É considerado como um órgão vital, ou seja, não podemos sobreviver sem ele. Por isso, é muito importante garantirmos que ele esteja sempre saudável, o que pode ser feito por meio de uma dieta adequada. Confira alguns alimentos para você acrescentar ao seu cardápio e garantir a saúde do seu fígado!

1. Café

Quem diria que uma das bebidas mais apreciadas no Brasil também pode ajudar a manter o fígado saudável? O consumo moderado desta bebida poderia ajudar a reduzir o acúmulo de gordura e neutralizar a ação dos radicais livres.

2. Chá preto e verde

Esses dois tipos de chás também fazem a proteção do fígado porque ajudam a controlar as taxas de gordura, mas quem já tem problemas no fígado precisa consultar um médico antes de fazer o consumo do chá verde para esta finalidade.

3. Uva

A uva tem a excelente propriedade de atuar como antioxidante no organismo humano. Por isso, tanto a fruta quanto o extrato das sementes ajudam a proteger o fígado contra danos, inclusive combatendo a inflamação.
4. Toranja
Essa fruta é muito rica em antioxidantes, por isso, ela reduz a inflamação no fígado, bem como ajuda aumentar os mecanismos de proteção desse órgão. Porém, o seu consumo precisa ser feito com cautela, pois ainda há carência de estudos em humanos.

5. Mirtilo

Essa pequena fruta, assim como a cranberry, também é uma grande amiga do seu fígado. Isso acontece em função das suas propriedades antioxidantes, assim como por melhorar as respostas imunológicas fazendo a prevenção de doenças.

6. Suco de beterraba

A beterraba já faz parte do cardápio saudável e o seu suco ajuda na proteção do fígado combatendo inflamações e a oxidação das células. Ao mesmo tempo, promove a desintoxicação e aumenta a produção de enzimas naturais.

7. Figueira da índia

É um tipo de cacto muito comum em regiões semiáridas. Tanto o consumo da fruta quanto o seu suco reduz a inflamação do fígado e também combate os sintomas de uma ressaca, ajudando a proteger o órgão contra os danos provocados por bebidas alcoólicas.

8. Peixes gordurosos

Aqui estamos falando a respeito dos peixes que têm gorduras boas, aqueles ricos em ômega 3, como a sardinha e o salmão. Essa substância proporciona diversos benefícios para o fígado, bem como o ômega 6, porque ajuda no controle do colesterol e mantém seus níveis ideais.

9. Legumes crucíferos

São classificados como legumes crucíferos alimentos como brócolis, mostarda e couve de Bruxelas. Seu consumo regular promove a desintoxicação do fígado e aumenta a quantidade de enzimas naturais, melhorando a circulação sanguínea e protegendo contra danos diversos.

10. Azeite

Assim como acontece com a gordura saudável dos peixes, o azeite extra virgem tem a função de controlar os níveis de gordura no fígado reduzindo o colesterol chamado ruim. Além disso, melhora os níveis de enzimas hepáticas e aumenta o fluxo sanguíneo para o órgão.

11. Nozes

Para finalizar, você também pode acrescentar ao seu cardápio as nozes, pois são mais um alimento rico em gorduras boas e nutrientes importantes para o fígado, melhorando, também, os níveis de enzimas hepáticas.
Percebeu como é possível ter um cardápio variado e, ao mesmo tempo, benéfico para o seu fígado? Então, procure acrescentar esses alimentos à sua dieta para que você tenha mais saúde e garanta o bom funcionamento desse órgão.

Embora as dietas desempenhem uma função primordial no tratamento de algumas doenças hepáticas, nunca esqueça que a redução da ingesta de bebidas alcoólicas, a privação do uso de medicações hepatotóxicas, as vacinações contra as hepatites, a redução do peso, a prática de atividades físicas e o controle da obesidade são fatores essenciais para a manutenção da função do seu fígado e da prevenção das doenças e das suas complicações. Nunca deixe de consultar um médico especialista se você suspeita ou tem algum diagnóstico de doença no seu fígado.

DR. MARCELO LINHARES

CRM 112046

Sou Marcelo Linhares, graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, em 1989.

No ano de 1998, fiz mestrado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pela Universidade Federal de São Paulo, com aperfeiçoamento em Cirurgia  Hepatobiliar, na Université Paris-Sud XI no Centre Hépato-Biliaire do Hôpital Paul Brousse, Paris-FRA, em 2000.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =

AGENDE SUA CONSULTA

FALE CONOSCO

× Agende sua consulta